Há quem diga que a tecnologia e os games estão destruindo a vida das crianças. Porém, quando utilizados da maneira correta, a maioria dos especialistas afirma que podem trazer grandes benefícios ao desenvolvimento do cérebro. Por isso, se você quiser saber quais são estas vantagens dos jogos para a atividade cerebral, siga nesta leitura até o final que valerá muito a pena.
Como os jogos e aplicativos ajudam a desenvolver o cérebro?
Quando você para para jogar jogos, eles podem promover diversas melhorias na neuroplasticidade e atividade do cérebro. Porém, não podemos esquecer de realizar essas atividades com responsabilidade e limites. Então, para você saber o que os games podem fazer por suas habilidades, separamos os principais benefícios que eles podem promover para o funcionamento do cérebro:
Raciocínio lógico
Uma das grandes vantagens que os jogos podem produzir nas funções neurais é o aumento de desenvolvimento do raciocínio. Certos tipos de jogos ajudam a aumentar o fluxo de informações, promover o raciocínio lógico na resolução de problemas. Além disso, você ainda pode conseguir realizar funções que exigem essa habilidade muito mais rápido, por conta dos jogos de celular e computador.
Coordenação motora
Com a utilização dos controles e habilidades manuais, os estímulos para a coordenação motora são frenéticos. Dessa maneira, você garante uma utilização mais ampla dos lobos cerebrais, garantindo um refinamento melhor das habilidades manuais. Além da integração entre comandos motores (apertar os botões corretos) e os estímulos visuais (observar as instruções e comandos na tela).
Aumento da concentração
Os jogos também ajudam a promover um foco, atenção e concentração maiores para quem joga. Isso acontece porque o grande número de informações que são emitidas durante um jogo deixa o jogador mais atento e focado para não perder dados importantes. Inclusive, existem alguns jogos específicos para estimular essa habilidade.
Melhorias na memória
A memória é outro item do desenvolvimento do cérebro muito estimulado pelos jogos. Da mesma maneira que acontece com a concentração, o grande fluxo de informações faz com que precisemos armazenar vários dados importantes para a jogabilidade. Assim, essa habilidade se desenvolve de uma maneira maior por conta desses estímulos.
quais cuidados tomar para que os jogos não prejudiquem ao invés de ajudar?
Contudo, mesmo com todos esses benefícios, se não observados alguns limites, os jogos podem prejudicar mais do que ajudar. Assim, alguns cuidados são importantes na para preservar a socialização, postura e até mesmo a visão na hora de jogar. Por isso, acompanhe nossa lista de precauções na hora de aproveitar os jogos mais divertidos do mercado:
- Mantenha sempre a postura na hora de jogar, utilize cadeiras confortáveis;
- Separe horários fixos para o jogo, e mantenha esse limite para não se exceder;
- Deixe uma distância razoável entre os olhos e a tela do computador, celular ou TV;
- Evite jogar no período da noite, próximo da hora de dormir para a excitação não atrapalhar o sono;
- Não esqueça das outras atividades de rotina para jogar.
Dessa maneira, você garante que as habilidades cerebrais sem prejudicar o restante das funções que executa. Assim, os jogos serão somente uma fonte de entretenimento e estímulo para você e sua família. Por isso, você pode procurar sempre valorizar também jogos em grupo, onde outros tipos de habilidades sociais podem ser exploradas.