Não é novidade para ninguém que algumas modas dos anos 80 estão voltando a ser uma realidade entre os jovens, hoje em dia. No mundo das tendências, algumas coisas dessa época entram e saem de moda o tempo todo, mas uma delas parece ter se consolidado bem ao longo de todos esses anos: o audiovisual.
A estética oitentista do audiovisual é uma das maiores heranças que a indústria do cinema deixou para seus espectadores e para novos produtores e diretores de filmes. Não é a toa que diversos produtos audiovisuais que vieram depois dessa época se baseiam em referências relacionadas aos filmes dessa época, como a série Stranger Things, Sex Education e The Get Down.
Pensando nisso, separamos uma lista de filmes que sobreviveram ao tempo e até hoje fazem sucesso entre várias gerações.
1. Clube dos Cinco
Esse é um dos maiores clássicos dos anos 80 e um dos favoritos entre a maioria das pessoas. Criado em 1985, “O clube dos cinco” é um filme que foge de todos os clichês adolescentes e apresenta a realidade dos jovens na escola de uma forma totalmente diferente.
Nesse filme, diretor e roteirista John Hughes decide aproveitar o contexto escolar para colocar cinco adolescentes de diferentes tribos em uma sala de aula, durante um sábado de detenção, em uma escola praticamente vazia. Ao longo da história, os jovens se veem obrigados a conviverem e se abrirem uns com os outros.
A partir disso, o filme faz uma leitura muito mais complexa sobre a realidade dos jovens dos anos 80, mostrando e explorando camadas que outras obras nunca tinham atingido.
2. De volta para o futuro
De Volta para o Futuro é uma das aventuras mais clássicas dos anos 80. Também lançado em 1985, esse filme conta a história de Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade da Califórnia que é transportado sem querer para 1950, quando uma experiencia do cientista Doc Brown dá errado. Nessa década, Marty conhece seus pais jovens e tem que fazer com que eles se apaixonem ou então ele deixará de existir.
Esse roteiro, criado por Robert Zemeckis e Bob Gale, inspirou diversas tramas mais atuais, rendeu peças de teatro e conquistou um público que é muito fiel até hoje. O filme foi um sucesso tão grande, que anos depois, marcas como a Nike ainda lançava edições de objetos inspirados na estética do filme.
3. Footloose – Ritmo Louco
Quando falamos de filmes dos anos 80, um tema que não pode faltar é a dança. Afinal, a maioria das inspirações dos filmes atuais com essa temática vem de produções dos anos 80. Dentre clássicos como Flashdance: em ritmo de embalo e Dirty Dancing: Ritmo Quente, está o grande clássico Footloose.
Dirigido por Herbert Ross e estrelado por Kevin Bacon, esse filme conta a história do jovem Ren que, ao se mudar de Chicado para uma pequena cidade do interior, se depara com uma realidade em que a dança e o rock são proibidos. Ren não se conforma com isso e, é claro, se rebela contra as leis no intuito de trazer a música e a dança de volta para a cidade.
No embalo desse enredo rolam muitas coreografias, trilhas sonoras marcantes e muito romance. O filme é um sucesso desde o seu lançamento, em 1984, e tem a música “Footloose” como o soundtrack mais ouvido e cantado nos grandes musicais atuais e até em séries como Glee.
4. O iluminado
Um dos trabalhos mais notáveis da carreira do autor Stephen King se tornou também um filme marcante para toda uma geração. Lançado em 1980, esse filme serve de referência para os amantes de cinema até hoje, por conta da sua paleta de cores e fotografia impecável.
O enredo acompanha Jack Torrance, um escritor que, na esperança de curar um bloqueio criativo, aceita um trabalho de caseiro no Hotel Overlook. Entretanto, conforme o inverno se aprofunda e o Hotel fica cada vez mais isolado, coisas sinistras passam a acontecer na casa. O escritor descobre segredos muito sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, apavorando sua esposa Wendy e seu filho Danny.
Para a geração de milennials esse filme é um daqueles que todos precisam assistir. Além de uma história eletrizante, a produção conta com a direção de Stanley Kubrick, um dos maiores nomes do cinema e que fez um de seus maiores trabalhos ao dirigir “O iluminado”.
5. Curtindo a vida adoidado
Por último, mas não menos importante, temos o grande clássico dos clássicos, “Curtindo a vida adoidado”. Nesse enredo, o adolescente Ferris Bueller decide fingir que está doente para os seus pais, para poder matar aula. Em uma aventura, ele leva a sua namorada Sloane e seu melhor amigo Cameron e vai a Chicago, usando uma Ferrari.
No entanto, como nem tudo são flores, o diretor da escola de Ferris descobre a sua mentira e vai atrás do aluno para desmascará-lo.
Essa é mais uma das produções de John Hughes, o mesmo diretor e roteirista de Clube dos cinco. Tratando-se da temática da adolescência, John Hughes é muito perspicaz ao sair dos padrões clichês que permeiam esse tema e se aprofunda na complexidade e principais questões que rodeiam a cabeça dos jovens.
Através desse tipo de roteiro é que John consegue mostrar ao seu público que o seu maior objetivo não é apoiar a rebeldia na adolescência, mas de mostrar que há muito mais no mundo do que apenas concluir o ensino médio e trabalhar.
Nessa lista de filmes da década dos anos 80, existem diversos filmes que ficaram de fora e também são ótimas pedidas. Mas quando falamos de legado, esses são os primeiros que vem a cabeça e são extremamente necessários, caso você esteja interessado em conhecer mais sobre o audiovisual dessa época. Além de tudo, esses também são filmes super gostosos de assistir e te ajudarão a ter um gostinho do que era a cultura dos anos 80.
E aí, você já tinha assistido alguma dessas obras?