Mais uma temporada de olimpíadas chegou ao fim, deixando um vácuo enorme no coração do brasileiro que estava tomado pelo espírito competitivo, torcendo pelos times do nosso país.
E esse ano, mais do que nunca, as mulheres deram um verdadeiro show de profissionalismo, com a ginasta Rebeca Andrade ganhando duas medalhas de ouro e prata, o time de vôlei feminino saindo invicto até a rodada atual e a skatista Rayssa Leal levando o segundo lugar na primeira competição de skate da história das olimpíadas.
Separamos uma lista de 5 documentários sobre mulheres no esporte que você precisa assistir. Além de manter o espírito esportivo vivo por mais algum tempo, essas produções irão te mostrar histórias de personalidades incríveis no mundo dos esportes!
Naomi Osaka: Estrela do Tênis
Você provavelmente já ouviu esse nome durante essa temporada de Olimpíadas. A tenista Naomi Osaka foi a primeira tenista japonesa a ganhar um prêmio Grand Slam de tênis quando tinha apenas 20 anos; agora, aos 23, ela já coleciona quatro medalhas dessa mesma competição.
Como se isso já não fosse impressionante o bastante, ela também é vencedora da categoria de “Esportista do ano” do prêmio Laureus. Essa premiação é considerada o Oscar do mundo do esporte.
Ao longo de três episódios, esse documentário acompanha a vida da tenista por dois anos, mostrando algumas de suas maiores conquistas e uma perspectiva da carreira que dificilmente é enxergada por quem vê sua trajetória de fora. Um dos assuntos abordados não só na série como também nas redes sociais de Naomi é o racismo e os aspectos da saúde mental dos esportistas, que é tão importante tanto fora quanto dentro das quadras.
A série está disponível na plataforma da Netflix desde o dia 16 de julho e é dirigida do Garrett Bradley.
Ela Luta Sumô
Apesar de não fazer parte das olimpíadas, o sumô é um esporte de suma importância no Japão, único país em que esse esporte é praticado e atual sede das olimpíadas.
E se você tem curiosidade sobre o mundo do sumô esse é o documentário perfeito. Com apenas 19 minutos de duração, esse documentário fala sobre a vida de Hiyori Kon, uma lutadora amadora de sumô cujo sonho é participar das grandes competições, se tornando profissional.
No entanto, ao longo da produção, Hiyori encontra diversos obstáculos nesse universo. Isso porque o território de sumô, ainda hoje, possui diretrizes machistas. Por isso, Hiyori é conhecida não só por ser uma grande lutadora, como também uma das maiores defensoras pelos direitos das mulheres lutarem sumô profissionalmente no Japão.
Irmãs Sheppard: Das Rua ao Pódio
Esse é um daqueles documentários em que você vai precisar separar os lencinhos, pois a comoção é um dos grandes fortes dessa produção.
Essa é a história das irmãs Tai, Rainn e Brooke Sheppard que moram em Nova York, atualmente, com sua mãe solteira. A família das três irmãs perdeu a casa e morou na rua por um bom tempo, até que se destacaram na equipe de atletismo da escola e foram escolhidas para fazer parte do Sports Illustrade Kids of the Year, um programa que deu treinamento e mais destaque às jovens, ajudando com que elas mudassem de vida e melhorassem suas condições financeiras.
Esse documentário, com 1h e 36min, mostra como o esporte pode mudar a vida dos atletas. Agora, o sonho das irmãs Sheppard é chegar às olimpíadas e representar o seu país, ganhando suas primeiras medalhas.
Ladies First: Na Mira do Futuro
Continuando na linha de produções que demandam um lencinho do lado para assistir, aí vem a história da atleta olímpica de tiro com arco Deepika Kumari.
Atualmente classificada como a número 1 do mundo, Deepika tem uma história bastante emocionante. Nascida em Jharkhand, na Índia, a atleta viveu grande parte da sua vida na pobreza, passando por muitas dificuldades até conseguir ser matriculada na Academia de Tiro com Arco Tata.
De lá para cá, ela já representou seu país em diversos torneios e atualmente, está participando das olimpíadas de Tóquio.
Lançado em 2017, o documentário acompanha toda essa trajetória e ainda traz o ponto de vista de como foi essa jornada para Deepika Kumari.
Pódio para todos
Pódio para Todos aborda a superação por meio do esporte trazendo uma série de entrevistas com nove atletas paraolímpicos de países distintos. Através de uma perspectiva diferente, a história procura mostrar esses atletas como os verdadeiros heróis da vida real.
Para isso, os diretores Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, se aprofundam nas histórias de vida dessas atletas, conhecendo a fundo suas origens e respondendo às principais dúvidas que as pessoas têm com relação aos atletas paraolímpicos e às paraolimpíadas.
Além de serem uma fonte de entretenimento muito boa, esses documentários contam histórias de grandes personalidades do esporte mundial de formas que você provavelmente não vê todos os dias. As histórias de superação, a realidade de cada território, os obstáculos enfrentados junto com a fama são alguns pilares em comum entre todas essas produções. E o que fica ao final de tudo é a inspiração com história de atletas tão importantes e determinadas em representar seus respectivos países durante os jogos.