A sustentabilidade hoje é um conceito muito que se difunde pelo mundo inteiro. Assim, pensar nos hábitos de consumo e manter o mundo saudável para as próximas gerações é fundamental. Por isso, antes de consertar o mundo, a gente precisa começar pela nossa própria casa. Então, para te ajudar a implementar a economia sustentável, criamos esse post com dicas que você pode aplicar em sua casa.
Dicas de economia sustentável para você começar agora
Várias ações simples podem te ajudar a tornar sua rotina mais alinhada com a sustentabilidade, e ainda gerar economia nas contas. Nessa hora, é importante também usar a criatividade para saber como e quando reutilizar alguns produtos. Por isso criamos alguns tópicos com as principais dicas de economia sustentável, aproveite já para começar a economizar e contribuir com o planeta:
Controle os alimentos para que não haja sobras e excesso de lixo
Um dos grandes problemas da economia sustentável é resolver a questão da produção de lixo em excesso. Por isso, você pode adaptar sua lista de compras e o consumo para que não hajam sobras. Assim, é possível fazer a compra de suas mercadorias de maneira mais consciente e sustentável. Portanto, calcule bem quanto de comida e quais itens sua família mais consomem e faça as compras com base no uso real dos alimentos nas refeições.
Repense os hábitos de consumo
Além disso, é muito importante repensar alguns hábitos de consumo. A pergunta mais importante que você pode fazer é: “será que realmente preciso comprar ou usar esse produto?”. Conforme apontam os especialistas, os hábitos de consumo tem uma grande parcela de contribuição na poluição ambiental. Por isso, tudo o que você consome tem uma relação direta com o ambiente, e vai gerar algum impacto.
Então, alguns hábitos que você pode criar: diminuir a quantidade de aparelhos ligados ao mesmo tempo, fechar a torneira ao tomar banho ou escovar os dentes. Ainda, criar métodos de coleta seletiva em sua casa, diminuir a quantidade de embalagens plásticas consumidas. Então, existem diversos hábitos que você pode repensar para conseguir criar a economia sustentável em seu ambiente familiar.
Substitua os meios de locomoção
Outra dica importante, já que você pode pensar em novos hábitos, é de abandonar os veículos à combustão em alguns momentos. Sabe aquela ida até a padaria, que todos os dias é feita de carro? Por que não tentar usando a bicicleta, patins, patinete ou mesmo à pé? Assim, você economiza com o dinheiro da gasolina formando uma economia sustentável, e também contribui para diminuir a emissão de gases poluentes.
Reutilize tudo o que puder em casa
Sabe aquela água que sai do ciclo na máquina de lavar? Então, ela pode virar uma lavagem do quintal, ou carro. Portanto, você consegue reutilizar vários itens dentro da sua casa em novos processos. Hoje, praticamente tudo o que a gente consome pode virar matéria prima para outros produtos, só basta ser criativo. Por isso, busque sempre inovar na hora de reaproveitar o que iria descartar, e crie uma economia sustentável!
Outras dicas de economia sustentável para você aplicar
Não esqueça que a maior dica na hora de praticar a economia sustentável em casa são os 5 R’s: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Esses são os pilares da sustentabilidade, que você pode usar como conceito dentro da sua rotina do dia a dia. Por isso, pratique sempre esses conceitos em todas as atividades de consumo em casa, ou na rua. O planeta agradece, e seu bolso também!