Musicoterapia, como ela pode ajudar na sua rotina

Ela pode ser praticada em casa, com técnicas específicas, ou ainda com a supervisão de um terapeuta especializado

por | 22/08/2021 | Lifestyle
musicoterapia

Imagem: Freepik

A música desde sempre é uma fonte poderosa de emoções positivas e negativas. Através dela expressamos vários sentimentos, dançamos, deixamos o corpo falar. Mas você sabia que ela também pode ser utilizada de maneira terapêutica? É a musicoterapia, tema do nosso post de hoje. Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre essa técnica incrível, é só aproveitar este post até o fim!

O que é musicoterapia?

Musicoterapia, como o próprio nome já diz, é o tratamento da saúde através de estímulos musicais. é um momento de cura através da expressão musical, da dança e conhecimento do próprio corpo. Pode ser praticada em casa, com técnicas específicas, ou ainda com a supervisão de um terapeuta especializado. Tem diversos benefícios para o corpo e mente, e pode ajudar a curar várias patologias.

Quais os benefícios dessa prática para a saúde mental?

A musicoterapia pode trazer diversos tipos de benefícios para sua saúde mental. Ela ajuda a aliviar tensões corporais e emocionais, além de ajudar a controlar a ansiedade. Além disso, os estudos afirmam que praticar essa técnica também ajuda no fluxo sanguíneo e na prevenção e controle de doenças cardiovasculares. Vale muito a pena aproveitar desse tipo de tratamento.

Ainda, existem estudos com ótimos resultados em pacientes que sofreram AVC. E a musicoterapia também diminui os sintomas da depressão, sendo um excelente tratamento de suporte. É possível usar essa técnica até para melhorar as interações sociais e capacidade de comunicação.

Como eu posso começar a praticar em casa?

Existem vários tipos de tutoriais de profissionais da área na internet, que podem te ajudar a praticar em casa. Porém, é sempre importante o acompanhamento com um profissional da área, pelo menos no começo das atividades. Dessa maneira, ele consegue conduzir seu tratamento e acompanhar suas reações ao longo dos exercícios. O profissional dessa área se chama musicoterapeuta.

Isso é importante, porque a música como forma de terapia tem o poder de disparar diversos gatilhos em nossa mente. Dependendo do tipo de gatilho que você disparar, é bom estar com um profissional te acompanhando. Ele vai ajudar você a aproveitar o máximo possível dessas reações como forma de tratamento. Além disso, ainda consegue te ajudar caso as coisas fiquem muito intensas.

Quais as principais dicas para aproveitar melhor a musicoterapia?

Para ter melhores resultados com a musicoterapia é importante que você se dedique à técnica. Além disso, é um momento só seu e que precisa ser aproveitado de maneira única. Então, reserve um momento do seu dia em que você sabe que não haverá intervenção. Se optar em fazer acompanhamento com um musicoterapeuta, separe um lugar na sua casa somente para isso.

Então, deixe esse lugar e horário reservados para que você não sofra interrupções. Isso pode fazer toda a diferença no aproveitamento da técnica. Ainda, procure sempre bons equipamentos e que você utilizará somente nas sessões. Todas essas dicas podem ser de fundamental importância para o sucesso da sua terapia musical. Aproveite bastante e invista sempre na sua saúde mental.

Anterior

Madonna anuncia relançamento dos seus sucessos com a gravadora que a projetou

Conheça os benefícios de cada tipo de chocolate e consuma sem culpa!

Próximo