Veja 3 dicas para ajudar em uma crise de ansiedade

por | 26/06/2021 | Lifestyle
ansiedade

Imagem: Freepik

Manter a saúde mental em dia é muito importante, principalmente em tempos de pandemia e distanciamento social. Assim, aumentou de maneira considerável o número de pessoas que sofrem de síndrome do pânico e crises de ansiedade nesse momento crítico. Mas você sabe o que pode fazer se acabar passando por uma crise de ansiedade? Neste post a gente ai te mostrar dicas que podem ajudar nessa hora.

Conheça 3 dicas para ajudar durante uma crise de ansiedade:

Exercícios de respiração contínua

Controlar o fluxo respiratório pode ser uma excelente alternativa para ajudar durante uma crise de ansiedade. Por isso, você deve manter um fluxo respiratório durante um tempo. Ou seja, inspire pelo nariz até não conseguir mais, segure a respiração por dois segundos e solte lentamente. Contudo, no começo pode ser um pouco difícil de manter a concentração, mas conforme você vai executando os ciclos, verá que consegue se acalmar de maneira bem fácil.

Atividade física

Algumas vezes, para ajudar durante uma crise ansiedade, você precisa que seu corpo entre em estado de trabalho. Alguns hormônios que liberamos durante uma atividade física podem promover uma sensação de bem estar que podem diminuir ou acabar com as crises de ansiedade. Existem vários exercícios simples para você fazer em casa, a intenção é colocar o corpo em movimento.

Assim, você pode fazer abdominais ou polichinelos até sentir que a crise está começando a passar. Uma corrida também pode ajudar, ou mesmo caminhar em um ritmo mais acelerado. Depois, você pode tomar um bom banho relaxante e vai ver que a crise não terá mais efeitos em seu corpo. Vale muita a pena tentar essa técnica e ver como você reage durante um episódio de ansiedade.

Técnica do 5 4 3 2 1

Essa técnica serve para tirar você do estado de ansiedade no momento, através de informações simples nas quais precisará pensar. Porém, em casos de crises de ansiedade graves talvez você precise primeiro utilizar a técnica de respiração antes de começar com a 5,4,3,2,1. Dessa maneira, consiste em você conseguir responder às seguintes perguntas:

  • 5 coisas que você pode ver agora
  • 4 coisas que poderia tocar
  • 3 tipos de sons que você pode ouvir
  • 2 cheiros que pode sentir
  • 1 sabor que consegue sentir

Assim, você obriga seu cérebro a se manter fora do estado de pânico ou ansiedade. Por isso, você pensa em outras coisas, observa o ambiente ao seu redor e desfoca da crise. Porém, como já citamos, em casos graves pode ser mais difícil manter essa concentração em outros fatores do ambiente, e você precisa diminuir um pouco a intensidade da crise para aplicar essa técnica.

Outras dicas para ajudar durante uma crise de ansiedade

Além dessas dicas, você ainda pode usar diversas outras técnicas para controlar uma crise de ansiedade. Dessa maneira, o segredo é tentar se manter calmo e focar em pensamentos positivos. Então, esqueça os problemas durante a crise e não aumente o estado de tensão. Procure se movimentar e mantenha sempre a respiração em dia. Ainda, você pode criar um ambiente agradável onde se sinta seguro, com música e cheiros relaxantes. Esperamos que essas dicas ajudem a controlar a crise, e que você fique bem logo. Saúde mental importa, e deve ser levada a sério.

Anterior

Descubra 3 jogos online para se divertir em família

Veja 4 aplicativos que você precisa ter em seu celular!

Próximo