Se você está pensando em trazer um bichinho para o seu lar, precisa saber que comida, carinho e água não são suficientes para criar um pet saudável. Assim, é importante fornecer outros tipos de cuidados para garantir que seu animal de estimação fique bem. Por isso, separamos as principais dicas de cuidados para garantir a saúde física e comportamental do seu novo melhor amigo, confira:
Confira dicas para cuidar bem do seu pet:
Se engana quem pensa que ter animais em casa é só colocar água, comida e fazer carinho. Dessa maneira, a gente garante apenas o mínimo para o bichinho, e pode ter problemas futuros com saúde ou comportamento. Então, existem algumas dicas que você pode seguir para garantir que seu pet tenha tudo o que precisa sob seus cuidados, é só conferir e já começar a colocar em prática:
Procure entender um pouco sobre o comportamento do seu bichinho
Vamos à regra mais básica: seus pets podem ser seus filhos, mas eles não são humanos. Cães são diferentes de gatos, que são diferentes de coelhos, que nunca terão as mesmas necessidades comportamentais dos humanos. Dessa maneira, é importante que você conheça a espécie de pet que vai adotar, e quais são as necessidades específicas do seu bichinho.
Por isso, procure pesquisar quais são os comportamentos naturais, indicadores de agressividade e como entender a linguagem corporal. Além disso, é muito importante que você entenda bem sobre a raça e a espécie, para adaptar também as atividades que irá promover em casa. Por exemplo, algumas raças de cães tem por natureza mais “energia pra gastar” e vão precisar de mais atividades como passeios e brincadeiras.
Avalie as atividades do seu pet de acordo com seu ambiente
Depois que você já sabe como seu bichinho age, e do que ele precisa, é a hora de adaptar o ambiente. Não adianta pegar um Border Collie cheio de gás e trancar o dia todo em um apartamento. Ele precisa correr, se exercitar e gastar a energia natural que possui. Assim, você pode organizar passeios e brincadeiras se tiver espaços menores, e menos intervenção se tiver um quintal grande onde ele possa correr.
Cuidado com a alimentação
A alimentação é um dos cuidados mais importantes, e pode ajudar a prevenir diversas doenças no seu pet. Por isso, evite fornecer alimentos temperados, chocolates, gorduras, mesmo que ele esteja com aquela carinha de pidão. Existem petiscos próprios para animais, e você evita diversos problemas a longo prazo. Além disso, mantenha sempre a nutrição do seu pet em dia, de acordo com a espécie e o que os especialistas determinam que é saudável. A saúde do seu melhor amigo não é brincadeira!
Cuidados veterinários são regra
Outro ponto super importante são os cuidados veterinários ao longo da vida. Da mesma maneira que nós temos as nossa consultas, exames e prevenções para saber se estamos bem, os animais tem na mesma proporção. Por isso, nunca deixe de dar as vacinas que seu pet precisa, além de fazer preventivo para pulgas, carrapatos e outros ectoparasitas. Além disso, é importante castrar cães e gatos para evitar outras doenças a longo prazo.
Educação é importante quando filhote, e faz falta na vida adulta
Quando nossos bichinhos são pequenos, tudo é fofo. Porém, sempre precisamos lembrar que todos os comportamentos que eles aprendem quando bebês, irão reproduzir quando adultos. Por isso, cuidado com o que você reforça, e sempre preserve a educação do seu cão desde pequeno. Na maior parte das vezes, adestrar funciona bem e pode ajudar a criar animais sociais e saudáveis, que não têm problemas de comportamento.