Decidiu que precisa perder um pouco de peso e mudar a maneira de se alimentar? Então a gente pode te ajudar nessa nova trajetória. Neste post, reunimos as melhores dicas de especialistas em nutrição para você começar sua reeducação alimentar. Por isso, não perca tempo e comece agora a perder medidas e adquirir hábitos mais saudáveis, seguindo os passos básicos.
Como fazer reeducação alimentar?
Para começar sua reeducação alimentar, é importante estar realmente com vontade de mudar hábitos. Basicamente, se reeducar é criar uma nova maneira de se relacionar com a comida, e adquirir condutas saudáveis na hora de comer. Por isso, separamos os principais passos para você começar sua nova vida, comendo de maneira saudável e perdendo peso, veja mais nos tópicos:
Tente mudar sua maneira de se alimentar
A reeducação alimentar exige não somente novos alimentos, mas também novos hábitos para se alimentar. Por exemplo, é importante mastigar os alimentos de maneira adequada, e comer tranquilamente, sem pressa. Tudo isso tem relação com a maneira que você processa a comida e absorve calorias. Com isso, você vai perceber que uma quantidade menor de comida vai te satisfazer de maneira mais rápida, e esse é o começo da sua mudança.
Crie um ambiente bom para fazer suas refeições
Além de mudar a maneira de comer, o ambiente também pode influenciar nos seus hábitos alimentares. Por isso, manter a tranquilidade no local e evitar distrações (como celular e televisão) garantem um processamento melhor da comida. Assim, você também consegue se satisfazer mais rápido, com uma quantidade menor de alimentos, e diminui também a quantidade de calorias ingeridas por dia.
Não esqueça de beber muita água
A água é fundamental para a maioria das funções do nosso corpo, por isso é tão importante. Dessa maneira, você precisa consumir normalmente 2 litros de água por dia. Porém, estações mais quentes podem exigir um consumo um pouco maior. Assim, você mantém seu corpo funcionando regularmente, principalmente o intestino. Portanto, também contribui para o emagrecimento.
Evite fazer as refeições ingerindo líquidos
Quando estamos fazendo a reeducação alimentar, um dos problemas é a quantidade de comida que ingerimos. Muitas das vezes, comer muito pode ser o resultado da dilatação do estômago. Dessa maneira, uma das coisas que ajuda a criar essa dilatação é ingerir líquidos junto com a comida. Por isso, é importante sempre esperar um tempo para beber água ou suco depois de comer algo.
Tente fazer suas próprias refeições
Ainda, dentro das questões que envolvem a reeducação alimentar, é importante ter uma consciência dos alimentos. Você pode aprender a relação de quantidade e propriedades nutricionais, cozinhando suas próprias refeições. Dessa maneira, você consegue enxergar os macro e micronutrientes que coloca em seu prato, e elabora porções que condizem com a sua realidade de mudança.
Os exercícios estão liberados! Pode aproveitar
Uma boa parte da reeducação alimentar também consiste em atividades integradas. Assim, juntar a alimentação saudável, boa hidratação, hábitos alimentares corretos e exercícios é o segredo para o sucesso. Contudo, você não precisa correr uma maratona ou levantar 200 kgs logo de cara. Portanto, respeite os limites do seu corpo e encontre uma atividade que gosta, para ajudar a manter na rotina. Mantenha seu corpo em movimento!