A TPM é uma síndrome que afeta diversas mulheres ao redor do mundo. Seus sintomas podem ser leves, moderados ou bem pronunciados. Dessa maneira, os especialistas encontraram em alguns alimentos simples o alívio para esse mal. Então, se você quiser saber quais são eles, é só continuar lendo este artigo para descobrir como diminuir os incômodos da síndrome pré-menstrual.
Por que a TPM prejudica tanto grande parte das mulheres?
A TPM é abreviação para Tensão Pré Menstrual e hoje afeta aproximadamente 80% das mulheres brasileiras. Então, ela acontece em um período de alterações hormonais contundentes no corpo feminino. Seu organismo inteiro está se preparando para receber um bebê, e as concentrações de hormônios atingem os picos durante essa época.
Por isso, várias alterações podem surgir, como inchaço, dores no corpo, irritação, agressividade, dores de cabeça e até enjoos. Dessa maneira, pode ser tão intensa que algumas mulheres não conseguem produzir nada em casa, no trabalho. Os sintomas físicos também são muito incômodos, alguns deles causando uma prostração a ponto de não levantar da cama.
Quais os principais alimentos que ajudam a aliviar a TPM?
Alguns tipos de alimentos podem ajudar a aliviar ou acabar com os sintomas da TPM. Como ela é um problema de fundo hormonal, esses alimentos normalmente liberam substâncias que ajudam a diminuir tanto os efeitos físicos, quanto os emocionais. Eles atuam liberando outros tipos de substâncias no corpo, que aumentam a sensação de bem estar, melhoram a circulação, e outros benefícios. Confira nossa lista:
Oleaginosas
As oleaginosas são algumas espécies de vegetais com alto teor de gordura que podem ajudar a diminuir a TPM. Por conterem esse índice alto de gordura, ajudam a repor algumas substâncias importantes durante essa síndrome. Nesse grupo estão contidas as castanhas, amêndoas e nozes, todas com as mesmas propriedades benéficas das gorduras. Porém, pode haver um aumento de peso caso o consumo seja exagerado.
Frutas e legumes vermelhos e alaranjados
Quando estão no período pré-menstrual, as mulheres tendem a consumir mais energia e isso também reflete nos sintomas da TPM. Por isso, segundo especialistas, os alimentos consumidos precisam ajudar a repor essas energias perdidas, para garantir um efeito menor da TPM. Frutas e legumes vermelhos e alaranjados tem grandes teores de “açúcares bons”. Dessa maneira, também podem ser usados para aliviar a síndrome.
Além deles, a banana também ajuda na liberação de serotonina. Este é um hormônio que atua produzindo sensação de bem estar. Além disso, a banana também é bastante calórica, e pode ajudar na reposição energética deste período. Por isso, durante a TPM as frutas estão mais do que liberadas, mas não deixe o restante da alimentação de lado.
Aveia
Assim como a banana, a aveia também ajuda na produção de serotonina no organismo. Além disso, também contribui para a sensação de saciedade. Dessa maneira, ela é um alimento bem completo para ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Por fim, também contribui para regular o intestino, por conta da grande quantidade de fibras presentes em sua composição.
Outras maneiras de aliviar os sintomas da TPM
Além da alimentação, outras ações podem te ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Dessa maneira, fazer exercícios regulares e manter uma alimentação saudável é muito importante. Isso pode ajudar a manter os níveis de hormônios um pouco mais controlados. Ainda, o Yoga também pode ser um ótimo suporte para esses sintomas. Portanto, mantenha sempre sua saúde em ordem!