Os hoverboards ou skates elétricos viraram febre em vários países e no Brasil existem muitos adeptos desse aparelho que é controlado com o movimento do próprio corpo e que não polui o ar.
O veículo tem entre os usuários crianças e adultos e pode ser usado nas horas de lazer e também para a locomoção de pessoas que buscam formas alternativas de transporte. Ele funciona com vários motores, um par de rodas e sensores que servem para interpretar os movimentos realizados pelo corpo com bateria recarregável.
Antes de adquirir um é importante saber que a idade mínima para crianças é de 6 anos e o peso máximo recomendado para o usuário é de aproximadamente 130 kg, pois se o comprador estiver acima desse peso pode não ter 100% de rendimento do aparelho.
Os hoverboards em média pesam de 10 kg a 45 kg e podem atingir até 26 km por hora, dependendo do modelo.
Como escolher um hoverboard
Na hora de comprar um é necessário analisar alguns pontos que são variáveis dependendo do tipo escolhido. Primeiro, verifique o peso máximo que o aparelho suporta, veja se ele possui o selo UL 2272 do CPSC, órgão americano que regulamenta determinados produtos para verificar a segurança e a qualidade.
Depois certifique-se se ele tem um ou os dois modos de direção disponíveis nos aparelhos que são o iniciante e freestyle. Neste último o usuário tem mais opções para determinar os níveis de habilidade.
No modo iniciante o hoverboard fica com a estabilidade maior e assim mais fácil de controlar. Porém, não livra o usuário de um possível tombo. No freestyle ele fica mais sensível aos movimentos realizados pelo corpo e consequentemente o ´piloto´ irá precisar de mais habilidade para controlar. No entanto, é mais fácil acelerar e manobrar.
Estilos do hoverboard
Existem no mercado várias opções de modelos que podem ter led frontal, funções avançadas ou os que possuem alta autonomia e podem funcionar por mais tempo. Enfim, essas características dependem do que cada um está buscando, seja somente para a diversão das crianças ou para utilizar como transporte.
Os pontos negativos de um hoverboard
Para quem está decidido a ter um skate elétrico desse tipo deve lembrar que existem pontos negativos também e os principais são: Tem valor alto, só existem modelos estrangeiros, em alguns modelos a bateria dura menos de 1 hora e se apresentar algum defeito será difícil encontrar assistência técnica.