Exercitar a memória pode ser bem mais fácil do que aparenta ser. Algumas atitudes simples na sua rotina podem ajudar (e muito) a estimular o desenvolvimento dessa habilidade. Por isso, se você quer saber como ajudar seu cérebro a trabalhar melhor e não ter problemas de memória no futuro, este é o post certo.
Por que é importante fazer exercícios para estimular a memória?
Assim como o restante do corpo, o cérebro precisa de exercícios para funcionar corretamente. Por isso, a maioria dos estudos afirma que fazer exercícios mentais regularmente ajuda a prevenir os efeitos da idade. E nada melhor do que começar bem cedo para não ter problemas depois, não é? Portanto, para garantir uma velhice saudável e com o cérebro funcionando bem, pratique sempre que puder.
Além disso, estudos também apontam que praticar atividade física regular também diminui o risco de doenças neurológicas. Alzheimer, Parkingson, esclerose múltipla podem ser prevenidos fazendo também exercícios físicos de rotina. Então, não adie os cuidados com o seu cérebro. Você pode começar hoje mesmo a praticar tanto exercícios para o corpo, quanto para a mente, aproveite.
Quais os melhores exercícios para prevenir a falta de memória?
Treinar a memória pode ser muito fácil, e você não precisa de longos processos ou aparelhos especiais para isso. Coisas simples como ir ao mercado podem te ajudar a praticar. Com as facilidades da tecnologia, muitas vezes acabamos deixando o cérebro preguiçoso. Por isso, você pode incorporar pequenos exercícios em quase tudo o que faz no seu dia a dia, confira:
Trocar as coisas que você usa todos os dias de lugar
Uma excelente maneira de forçar o cérebro a criar novas rotas e trabalhar, é mudar as coisas que você usa todos os dias de lugar. Podem ser os utensílios na cozinha, os materiais em sua mesa do trabalho. O importante é que você sempre precise trabalhar a mente e tirar do comodismo de sempre acessar os mesmos lugares. Com o tempo, isso faz uma diferença enorme na capacidade cerebral.
Praticar jogos de memória
Alguns jogos como sudoku, memória, palavras cruzadas podem ajudar a exercitar bem o cérebro. Você pode tirar um momento do seu dia para resolver esses jogos. Aproveite filas de banco, espera para consultas médicas e outras atividades para jogar um pouco. Você vai ver que o desenvolvimento da sua memória e raciocínio aumentarão bastante.
Usar lista de compras e números de celular para praticar
Outra dica bem bacana para aplicar no dia a dia é usar os números de telefone e listas de compras para memorizar itens simples. Por exemplo, você pode fazer uma lista de compras e tentar lembrar de cabeça o que precisa pegar. Assim que acabar, verifique se você conseguiu lembrar tudo. Quanto aos números de telefone, evite anotar em papeis quando precisar ligar. Você pode tentar memorizar antes de discar.
Outras dicas importantes para estimular a memória
Na hora de trabalhar a memoria, não esqueça de usar as atividades que você pratica diariamente. Você pode evitar de facilitar essas ações, tentando usar sempre o cérebro para fazer coisas simples. Por exemplo, se você precisa fazer uma conta, não use a calculadora, faça a conta de cabeça ou no papel. Ainda, se precisar buscar coisas na cozinha, tente criar listas mentais e memorizar tudo.