Se você é daquelas pessoas que gosta de ler a embalagem dos cosméticos para saber quais são os componentes do produto, você muito provavelmente já se deparou com o nome “aloe vera”. Mais conhecido como babosa, essa é uma planta que está presente em diversos produtos do mercado por conta das suas vantagens estéticas e medicinais.
A babosa possui um gel por dentro de sua folha que pode ser extraído e misturado em fórmulas de cosméticos naturais, assim como pode ser usado de forma caseira, com outros ingredientes ou sozinho. Dentre os principais benefícios desse gel estão os efeitos calmante, cicatrizantes e anti-inflamatórios que podem ajudar tanto a pele e cabelo como o corpo.
Para que você fique mais por dentro desse assunto, veja agora alguns dos principais benefícios dessa planta e entenda como ela pode ser usada a seu favor.
Ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo
Uma das melhores propriedades presentes no gel extraído de dentro da folha de babosa é a riqueza em minerais, vitaminas e outras substâncias que servem como hidratante para o cabelo. Assim, ao utilizar a babosa, os fios acabam ficando menos quebradiços e mais brilhantes, devolvendo a vitalidade e brilho ao couro cabeludo.
Ao deixar os fios mais fortes, consequentemente, a babosa estimula um crescimento capilar natural e saudável.
Elimina a caspa
Se você possui problemas com caspa, o gel de babosa pode ser uma boa opção. Para usá-lo basta extrair o gel puro e misturá-lo com shampoo ou passar durante a hidratação do cabelo.
Caso você não queira usar o gel diretamente, pode procurar por produtos nas farmácias que contenham a babosa em sua fórmula. A eficácia ainda é a mesma.
Combate as rugas e funciona como hidratante natural
O gel de babosa estimula a produção de colágeno aumentando a elasticidade da pele e combatendo as rugas, por isso é extremamente indicado para quem tem o desejo de manter a pele rejuvenescida.
Nos componentes naturais presentes dentro do gel estão as vitaminas, enzimas, aminoácidos e sais minerais que normalmente seriam encontrados na fórmula de produtos de farmácia. Esses componentes são os responsáveis não só por manter a saúde da pele, como também a hidratar.
Para usar o gel de babosa no rosto, uma boa dica é juntar o gel de babosa com outros ingredientes naturais, como o café e o açúcar que são ótimos para esfoliar a pele.
Ajuda no tratamento e alívio de queimaduras solares
Outro benefício do aloe vera é que ele causa uma sensação de frescor na pele. A grande quantidade de água presente dentro do gel ajuda a aliviar irritações na pele e faz com que o processo de cura da mesma seja menos doloroso e mais eficaz.
Não é atoa que a maioria dos produtos de pós sol presentes no mercado possuem aloe vera em sua composição. Mas caso você prefira, pode aplicar o gel diretamente na pele também.
Pode servir como um “óleo” para massagear o corpo
Apesar de ser pouco usado com esse propósito, a babosa é ótima para fazer massagens na pele. Por ter uma textura gelatinosa, ela facilita os movimentos da massagem e, enquanto se espalha pela pele, tem efeito analgésico aliviando dores pontuais e ainda hidrata os locais por onde passa.
Se você sofre com estresse ou enxaquecas, uma boa dica é usar o gel para massagear as têmporas, a nuca e os ombros. Isso vai ajudar a relaxar os músculos, aliviando a dor. Caso você sinta a necessidade, também pode misturar a babosa com algum óleo de sua preferência, como a camomila.
Cuidados ao utilizar a babosa
Apesar de ser super recomendada para diversos tratamentos e cuidados com a pele, assim como todo e qualquer produto, a babosa tem suas contraindicações.
Se você cultivar ou decidir comprar a muda de babosa em algum lugar, é necessário que antes de abrir e extrair o gel, você se certifique de que a folha está seca e não possui nenhum líquido sendo eliminado. Isso porque essa planta elimina um líquido de cor amarela que pode ser tóxico quando em contato com a pele e o organismo.
Por isso quando comprar a folha ou tirá-la da muda, deixe-a secar de um dia para o outro em posição vertical. Assim, ela poderá secar e você poderá cortá-la e usar o gel. Uma vez que você abrir a folha, lembre-se de não deixar o gel ali exposto por muito tempo para não acabar oxidando e perdendo o seu efeito. Abra a folha apenas quando você for usar a babosa.
Outro ponto importante é tomar cuidado com alimentos a base de aloe vera. Esse tipo de produto ainda não foi autorizado pela Anvisa por falta de dados que comprovassem a segurança de ingerir as substâncias presentes na folha e no gel.
A babosa é uma das milhares riquezas da natureza. Essa planta, além de não exigir cuidados muito complicados durante o seu cultivo, ainda pode ser de muita ajuda quando você estiver na falta de outros cosméticos ou estiver procurando por maneiras alternativas de se cuidar.
Agora que você já conhece as principais vantagens, modos de uso e cuidados com a babosa, pode usar e abusar desse cosmético natural sem medo de ser feliz.