O chocolate é um alimento muito consumido no Brasil e algumas pessoas não passam um único dia sem consumi-lo, são os chamados “chocólatras”. Ele faz bem mas deve ser consumido de forma moderada.
Pesquisas comprovam que o chocolate possui fosfolipídios, polifenóis, vitaminas, esteróis, alcalóides e antioxidantes. Os dois tipos mais conhecidos, o branco ou o ao leite possuem essas características.
A culpa é um dos sentimentos de quem consome chocolate todos os dias. Mas uma boa notícia é que todos podem comer chocolate diariamente e usufruir de todos os benefícios para a saúde. Para isso basta comer um pequeno pedaço por dia que não ultrapasse 30 gramas.
Um dos benefícios mais conhecidos do chocolate é a sensação de bem estar que o consumo proporciona. Além disso, tem alto poder hidratante, ajuda no fluxo arterial, auxilia a saúde cerebral, alivia dores e diminui o estresse.
Os benefícios de cada tipo de chocolate
Ao leite
O tipo ao leite é muito consumido porque é doce e cremoso. Ele tem um índice reduzido de cacau na composição e por essa razão é um dos que contém menos benefícios à saúde. Tem pouca gordura hidrogenada e por isso é menos calórico.
Chocolate amargo e meio amargo
O amargo tem entre 60% e 85% de cacau e o meio amargo entre 40% e 55%. A concentração de cacau em cada tipo de chocolate é o que diferencia um do outro. Os dois ajudam no aumento dos níveis do colesterol bom (HDL) no organismo.
Outra vantagem é que melhoram a circulação sanguínea. Ambos são ricos em ferro, selênio e magnésio. O metabolismo melhora com o consumo de um quadradinho por dia de uma barra de chocolate.
Chocolate branco
O chocolate branco é o mais calórico porque é feito da manteiga do cacau mas também traz benefícios para a saúde pois proporciona mais energia ao corpo e não tem cafeína.
Chocolate ruby
O chocolate ruby tem um diferencial em relação aos demais, tem cor rosada sem nenhum corante ou produto químico em sua composição. Ele tem essa cor diferente porque é feito com um tipo de cacau que tem as sementes com essa coloração.
O ruby é menos doce, possui antioxidantes, ácido cítrico e também é uma fonte de vitaminas A e B. O lançamento ocorreu recentemente por uma empresa Suíça e ainda é pouco consumido por causa do alto valor e pela dificuldade de encontrá-lo no mercado.