Onde encontrar 60 cânions na mesma região para visitar no Brasil

Se você aprecia cânions e não sabe onde encontrá los, conheça a região onde estão mais de 60

por | 10/08/2021 | Lifestyle
60 cânions

Imagem: Reprodução Instagram

Os maiores cânions do Brasil estão na fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É nessa região que estão as cidades de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC) que possibilitam o acesso a mais de 60 belas formações naturais conhecidas como cânions. Essas duas cidades vivem exclusivamente do turismo que gira em torno delas.

Os cânions do Sul, como são conhecidos, podem ter vários quilômetros de extensão e paredões com mais de 700 metros de altura. Um dos mais famosos do lugar é o cânion Itaimbezinho e para chegar até ele é necessário percorrer pela trilha do Rio do Boi. O trajeto completo dura cerca de 8 horas e é considerado o mais difícil.

Para visitar os grandes paredões é necessária a supervisão de um guia para garantir a segurança do turista e também é através deles que é possível conhecer muitas histórias sobre os antigos povos que habitavam os cânions.

O Itaimbezinho fica dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra em Cambará do Sul. Nessa cidade também está o Parque Nacional da Serra Geral onde está outro belo cânion, o Fortaleza. Além deles existem mais de 60 formações no meio de uma natureza com paisagens surpreendentes e pelo Caminho dos Canyons é possível conhecê-las.

No decorrer do “Caminho” existem vários mirantes que proporcionam aos visitantes paisagens de tirar o fôlego. A nitidez vai depender do tempo que estiver no local no momento da visita, pois a neblina pode atrapalhar.

Para quem deseja percorrer todas as trilhas da região é necessário ir com tempo para aproveitar tudo. Mas, é possível escolher visitar os cânions por dentro na parte de baixo, por cima onde estão os mirantes ou ambos. Isso vai depender da disposição de cada turista.

As trilhas locais reservam algumas surpresas além das lindas paisagens. No trajeto de algumas trilhas tem quedas d’água de aproximadamente 400 metros de altura e na Trilha da Pedra do Segredo está uma das maiores atrações da região. Uma pedra de 5 metros de altura com 30 toneladas e que fica equilibrada em uma base de cinquenta centímetros. No mínimo algo curioso.

Para quem se interessou em fazer o passeio e percorrer as trilhas, os guias recomendam o uso de calçados resistentes para caminhar na água e caneleiras para proteger de pancadas nas pedras e picadas de cobras.

Anterior

Falta um mês para a estreia de La Casa de Papel, confira o que já se sabe sobre a série

A atriz Alice Wegmann comemora a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Próximo