O ato de procrastinar pode causar sentimentos negativos como: culpa, stress, vergonha das outras pessoas por não cumprir os compromissos e perda de produtividade.
Procrastinar de vez em quando é considerado normal. No entanto, se ela se repetir muitas vezes e isso prejudicar as ações do cotidiano de forma crônica isso passa a ser uma questão médica que necessita de intervenção profissional.
A procrastinação ocorre por várias razões e entre elas está a distração, uma das mais comuns. As tarefas chatas também estão entre os principais motivos, ou seja, as pessoas quando estão diante de tarefas que não gostam, a tendência é adiá-las.
Para isso não acontecer existem algumas dicas simples para deixar a procrastinação para trás:
- A primeira dica para parar de procrastinar é iniciar fazendo as tarefas pequenas. Isso ajuda a criar confiança na hora de concluir os trabalhos mais difíceis.
- O controle emocional é muito importante na hora de cumprir as tarefas necessárias. Por isso, mantenha a mente equilibrada e saiba que mesmo nos dias ruins é possível terminar as obrigações.
- Crie recompensas para depois de concluir algo que estava na agenda de prioridades.
- Desligue aparelhos que possam causar distração como celular e TV.
- Crie prazos para cumprir cada tarefa importante e coloque avisos em lugares que possa ver.
- Faça uma coisa de cada vez para não criar uma sensação de desespero antes de começar o trabalho.
- Simplifique a ação de começar uma tarefa. Evite listas enormes e escolha uma tarefa ,sem demorar muito, e comece por ela.
- Deixe a preguiça de lado. Ela só irá trazer prejuízos como uma demissão ou reprovação na escola, concurso, faculdade etc.
- Quando o desânimo aparecer faça uma pequena pausa ou um exercício rápido e volte ao trabalho.
- Crie um ambiente agradável para você e com os materiais necessários para concluir a tarefa.