Veja agora quais plantas são ideais para decorar o seu quarto e ainda vão melhorar a sua qualidade de vida.
Ter plantas em casa pode trazer muitos benefícios às pessoas que vivem no ambiente. Além de serem itens de decoração super bonitos, elas também purificam e perfumam o ar, trazendo qualidade de vida aos seus pulmões. No entanto, é preciso saber escolher as espécies certas para que elas cresçam e fiquem de acordo com o esperado. Afinal, existem inúmeras espécies de plantas e algumas delas podem não encaixar tão bem no ambiente em que você vive.
Pensando nisso, trouxemos uma lista das principais plantas que são perfeitas e super práticas para você ter no quarto. Vamos lá!?
1. Lavanda
As lavandas dão um toque de sofisticação em qualquer ambiente. Com cores exuberantes e um perfume inconfundível, a lavanda é uma planta pequena que traz muitos benefícios ao ambiente. Isso porque ela possui efeito calmante e ajuda pessoas que sofrem com insônia, ou até mesmo mulheres em tempos TPM.
Apesar de ser delicada, a lavanda pode perfeitamente ser cultivada dentro de casa, em vasos. Para cuidar delas, basta apenas escolher um local bem iluminado para deixá-la, em que o sol entre por pelo menos 6 horas por dia. Fora isso, as lavandas gostam de locais secos, portanto, você não precisará lembrar de regá-la todo os dias. Uma rega a cada 5 dias é o suficiente para que sua planta cresça saudável.
2. Babosa
Também chamada de aloe-vera, a babosa é uma das espécies mais adoradas pela população graças à fama que ela tem de fazer bem para a pele e os cabelos. Porém não é só a parte de dentro da babosa que é benéfica aos humanos, não. De acordo com a NASA, a babosa está entre as plantas que mais produzem oxigênio, sendo ótima para ajudar na circulação e purificação do ar dos ambientes.
A babosa possui folhas bem grossas e firmes que crescem de acordo com o espaço disponível. Portanto, se você não quiser que elas cresçam basta deixá-las em vasos pequenos.
Além disso, elas também são plantas fáceis de serem cuidadas. Tudo que elas precisam é de um ambiente com bastante luz solar. Por ser uma folha que possui bastante água armazenada dentro de suas folhas, elas não precisam ser regadas diariamente. Uma rega por semana é o suficiente.
3. Hera
Se charme é o que você procura para o quarto, a Hera pode ser o seu toque especial. Essa espécie é conhecida por suas folhas pequenas e estilosas que caem ao redor do vaso, sendo perfeitas para ficarem penduradas em lugares altos ou até mesmo no teto.
E além de decorativas, a Hera, assim como a babosa, é considerada pela NASA uma das campeãs em produção de oxigênio.
Com relação aos cuidados, a Hera se adapta aos mais diferentes ambientes. Sendo assim, ela pode sobreviver tanto em locais escuros ou com luz indireta quanto em locais super ensolarados. Para regá-la, repare sempre na umidade do solo. Normalmente, a Hera precisa de água apenas uma vez por semana.
4. Suculentas
As suculentas são as favoritas das pessoas que gostam de decorar a mesa com plantas pequenas. Charmosas e versáteis, existem diversos estilos e formas de suculentas, como os cactos, por exemplo.
Além das vantagens decorativas, as suculentas também são muito conhecidas por serem fáceis de cuidar. Elas se adaptam ao tipo de vaso que nascem, podendo ele ser grande ou pequeno e não precisam ficar em ambientes com muita luz, sobrevivendo apenas com luz indireta.
O único cuidado mais específico com as suculentas tem a ver com as regas. Essas plantas possuem uma reserva de água natural, por isso não precisam e nem podem ser regadas com exagero. Molhá-las a cada 10 ou 15 dias é mais do que necessário.
5. Gardênias
Para quem gosta de um estilo minimalista e mais sofisticado, a gardênia é uma ótima opção. Além de ser super bonitas e delicadas, essas flores aliviam a ansiedade e melhoram a qualidade do sono, uma vez que seu aroma libera um efeito sedativo.
No entanto, o cultivo delas pode ser um pouco mais complicado do que das outras plantas citadas acimas. No caso das gardênias é preciso deixá-las em lugares iluminados, mas nunca em contato direto com o sol por muito tempo. Também é preciso regá-las sempre que perceber que a terra está muito seca.
Cultivar plantas dentro de casa pode ser algo muito benéfico. Agora que você já sabe as plantas ideais para ter no seu quarto, fica ainda mais fácil de saber qual é a ideal para você e para a sua qualidade de vida.