O trabalho home office já era praticado antes da pandemia, porém, o número de profissionais atuando nesse sistema aumentou consideravelmente após a crise sanitária iniciada em março de 2020. E alguns especialistas dizem ser uma tendência do mercado.
A rotina de trabalho desenvolvido da residência nem sempre é fácil e tranquila. Certamente apresenta alguns desafios que nem todos os profissionais ,independente da área, estão preparados.
Trabalhar no modelo home office exige disciplina e organização para que os resultados sejam positivos ou melhores do que os atingidos quando o profissional atuava no escritório da empresa. Por essa razão, algumas dicas de como conseguir sucesso nesse sistema podem ser úteis.
Horários
A primeira dica está relacionada aos horários e se engana quem pensa que trabalhar em casa é levantar quando desejar, trabalhar quando sentir vontade ou dar aquela escapadinha para um momento de lazer. Isso irá prejudicar completamente a produtividade.
Os horários devem ser estabelecidos para cada momento do dia. É necessário ter horário para fazer as tarefas do lar, para fazer as refeições e para cumprir todas as tarefas do trabalho. Além de estabelecer os horários eles devem ser respeitados.
O segredo é se comportar como se o seu chefe estivesse ao seu lado monitorando e observando o seu trabalho. Assim como acontece no escritório.
Preparação para trabalhar
A preparação para o trabalho quando está em casa auxilia na organização. Muitas pessoas dizem que ficam o dia inteiro de pijamas, mas não é recomendável. Isso não quer dizer que tenha que vestir algo muito complicado como terno e gravata para os homens, por exemplo. Porém, tirar a roupa que dormiu vai enviar uma mensagem ao cérebro que o dia começou e é hora de atividade.
Além disso, é importante ter uma mesa e cadeira adequadas para trabalhar a fim de manter uma postura adequada e se apresentar de maneira mais profissional em uma live, por exemplo. Ter os materiais necessários para o bom desenvolvimento das suas tarefas também é importante.
Refeições
As refeições são importantes para todos independente se o trabalho é remoto ou não. Mas, se por um lado, trabalhar em casa exclui aquela preocupação que todos têm no escritório com a alimentação, é preciso determinar um horário para se alimentar e deixar algo previamente pronto ou o profissional corre o risco de perder muito tempo preparando e também o ritmo.
Prioridades
Assim como na empresa é necessário estabelecer as prioridades ou o que é mais importante cumprir no dia. Inicie o seu dia sempre concluindo o que é mais importante ou urgente.
Lembre-se que, normalmente, o trabalho em casa requer conexão com a internet e se ao longo do dia ocorrer algum problema com a recepção do sinal você já realizou o mais importante.
Fazer intervalos
Para que a produtividade de um profissional se mantenha alta durante o trabalho, segundo especialistas, é importante ter algumas pausas. Muitos aplicativos e sites auxiliam na hora de programá-las.
Mas, uma das técnicas utilizadas para incluir na rotina os intervalos é trabalhar 25 minutos com foco total e após esse período fazer uma pausa de 5 minutos. Repetir por três vezes e após essa sequência fazer pausas de 10 até 15 minutos.