O Japandi, junção das palavras japonês e escandinavo utiliza ideias inspiradas no design desses dois povos. Esse estilo minimalista Japandi tem entre as suas principais características a organização e a utilização de tons neutros na busca pelo essencial.
Os países que serviram de inspiração para esse estilo tem características muito interessantes. Nos países escandinavos, por exemplo, que inclui a Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, a noite pode permanecer durante 40 dias durante o inverno e ter a visita do Sol à meia-noite.
Então, é necessário ter um senso de adaptabilidade muito grande. Uma questão de sobrevivência. Da mesma forma, os japoneses sempre conviveram com a necessidade de ocupar pequenos espaços ao mesmo tempo que promovem a valorização da cultura e da história japonesa com sua bela arquitetura e decoração de séculos.
O que chama a atenção nesse estilo é, além do minimalismo, as cores claras, materiais naturais como a madeira, as fibras, a presença da Wabi Sabi e as linhas e formas simples. Além desses materiais, utiliza os tecidos crus e exalta uma conexão ampla com o meio ambiente.
Alguns arquitetos definem o Japandi como sendo um estilo de decoração que prioriza ambientes que trazem conforto e tranquilidade. Sendo assim, agrada quem valoriza a vida com um ritmo mais calmo.
Seguindo essa linha, esse estilo tem a presença da filosofia japonesa conhecida como Wabi Sabi que valoriza a beleza do imperfeito e se une ao estilo nórdico Hygge que enaltece tudo o que pode trazer a sensação de felicidade e bem-estar.
Alguns especialistas em decoração e arquitetura apontam um provável crescimento dessa tendência em tempos de pandemia onde muitos buscam ambientes mais funcionais e adaptáveis.
Além disso, o uso de materiais naturais torna os ambientes transformados com a aplicação das inspirações do Japandi muito mais aconchegantes.
Inspire-se você também!