Pais no Reino Unido estão mudando o nome das filhas chamadas Alexa

por | 11/07/2021 | Lifestyle
disposivivo voz

Imagem: Freepik

As notícias recentes revelam que os pais no Reino Unido estão mudando os nomes das filhas Alexa, e o motivo é bem preocupante. Dessa maneira, a popularidade da assistente virtual da Amazon trouxe problemas para as crianças por lá. Então, se você quiser descobrir qual o motivo para o descontentamento dessas mães e pais, continue com a gente nesta leitura que vamos contar tudo ao longo do post.

Mas afinal, o que é Alexa?

Alexa é a assistente virtual da Amazon, criada como um suporte para as diferentes funções nos equipamentos. Ela foi inserida nos primeiros echo dots da empresa, como uma maneira de ajudar os usuários. Então, quando se precisa de algo, você pode solicitar diretamente: “Alexa, toque uma música”, “Alexa, conte uma história”. Ela fará todas as atividades que estiverem dentro de sua programação, com mecanismos de pesquisa otimizados e funções integradas.

Por que os pais estão mudando os nomes das filhas chamadas Alexa?

Dentro das escolas, as crianças com nome de Alexa estão sofrendo bullying por parte de colegas e até mesmo professores. Os pais relatam que esses pequenos são obrigados a ouvir ordens o tempo inteiro, como se fossem a assistente da Amazon. Além disso, algumas das ordens tem teores pejorativos e ofensivos. Inclusive, alguns professores e outros adultos também participam das “brincadeiras”.

Alguns relatos afirmam que as crianças já começaram a mudar o comportamento. Uma mãe de uma criança de seis anos conta que a filha disse “odiar o nome” e tem se tornado menos comunicativa desde que as ofensas começaram. E os casos não param de acontecer, com crianças de idades variadas. As famílias já começaram a solicitar que a Amazon mude o comando de voz, sem inserir o nome Alexa.

Contudo, a resposta da multinacional não foi satisfatória para o apelo. Dessa maneira, a alternativa de muitos pais tem sido trocar o nome das filhas. O problema tomou uma proporção tão grande, que já se cogita uma ação conjunta. Os demandantes afirmam que “Alexa é uma pessoa”, e que usar um nome para uma assistente virtual pode ir além do problema com o bullying. Assim, estaria ensinando as crianças a desumanizar pessoas.

O que esse tipo de bullying pode causar?

Esse tipo de exposição pode causar danos comportamentais graves para as crianças. Dependendo da idade elas não conseguem enxergar o mundo da mesma maneira que os adultos, e desenvolvem insegurança, ansiedade, constante frustração. Além disso, ainda podem ter problemas com as relações sociais, ficando mais introspectivos e tendo dificuldade para fazer e manter amigos.

Então, qual foi a resposta da Amazon?

A Amazon afirma que produziu a Alexa sem a intenção de criar todo esse problema. Contudo, todos os processos já envolvem a assistente, principalmente nos echo dots. Dessa maneira, a empresa lamenta o que está ocorrendo, mas não tem a intenção de mudar os comandos de voz e retirar o nome, que funciona como um mecanismo de ativação para o sistema.

Como proceder com as crianças nestes casos?

O bullying é um problema que preocupa as autoridades em diversos países. Em alguns deles, é considerado até uma questão de saúde pública. Ele tem impacto direto na saúde mental de crianças e adolescentes e pode acabar criando problemas que acompanharão até a vida adulta. Por isso, é importante tratar tanto a causa, quanto os efeitos comportamentais nas crianças.

Dessa maneira, você pode sempre incentivar seus filhos a conversar sobre tudo o que acontece em seu dia a dia. Além disso, trabalhar a confiança e empatia dos pequenos os torna mais seguros para lidar com essas situações. Ainda, é possível criar dinâmicas dentro da família para que eles saibam como agir. Contudo, se não for suficiente, você pode sempre procurar um profissional para que as crianças possam contar como se sentem e ter acompanhamento. Saúde mental é muito importante!

Anterior

Alimentos que podem ajudar na TPM

Biohackers vai ganhar segunda temporada, veja o que esperar da série

Próximo