Por que não é recomendado comer em frente à TV?

por | 29/06/2021 | Lifestyle
Alimentar em frente TV

Imagem: Freepik

Será que existe algum problema em aproveitar um almoço ou jantar enquanto assiste a televisão? Os especialistas tem uma opinião bem preocupante sobre isso, e você vai querer saber qual é. Por isso, preparamos um post com as consequências daquele lanchinho que você faz enquanto assiste seu filme preferido. Ele pode parecer inocente, mas esconde uma realidade não tão boa. Então, se quiser saber mais sobre como a televisão influencia na sua alimentação, continue com a gente neste post.

Comer em frente a TV faz mal?

Segundo especialistas, permanecer em frente a televisão durante as refeições pode gerar uma série de problemas e distúrbios alimentares. Ainda, não é somente a TV, mas qualquer dispositivo eletrônico pode gerar as mesmas alterações. Por isso, separamos alguns tópicos explicando para você quais são os principais problemas de comer em frente à TV, confira:

Indigestão

Quando você escolhe comer em frente à TV, acaba direcionando todo o seu foco para o que está passando no momento. Assim, pode acabar promovendo uma mastigação pobre e ineficaz, por conta da falta de atenção. Então, isso faz com que a comida que você engole vá para seu estômago em pedaços maiores, causando uma sobrecarga no órgão.

Isso acontece porque você vai precisar de um trabalho maior para conseguir fazer a digestão da comida mal mastigada. Dessa maneira, com a sobrecarga no estômago vêm os problemas de indigestão. Além disso, ainda pode ter azia, refluxo e uma sensação maior de estufamento bem incômoda. Isso tudo por conta daquele jornal inocente que você queria acompanhar comendo a janta.

Aumento da ingestão de calorias

Comer em frente à TV também pode aumentar o número de calorias que você consome. Isso acontece porque quando você “divide” a atenção do cérebro em duas atividades, ele não registra de maneira eficiente nenhuma das duas. Então, ele não consegue assimilar que você se alimentou, e você vai sentir fome muito mais rápido e logo estará “assaltando a geladeira”.

Aumento da quantidade de comida ingerida

Outro problema de comer em frente à TV é a falta de controle sobre a quantidade de comida ingerida. Novamente, por conta da divisão de atenção do cérebro, você mantém toda a atenção no programa que está assistindo. Dessa maneira, não controla a quantidade de comida de maneira correta. Por isso, é bem provável que você acabe aumentando o consumo e comendo muito mais que o necessário para se saciar.

Não aproveitar a refeição

Como você está prestando atenção da tela na hora de comer em frente à TV, o cérebro também não registra o sabor da comida. Dessa maneira, o foco todo acaba sendo no entretenimento, e o ato de comer se torna mecânico, não aproveitando os diferentes sabores e os temperos. Comer deve ser bom e uma atividade a se aproveitar, o uso de eletrônicos nessa hora acaba tirando toda a magia do momento.

Como é a maneira certa de fazer as refeições?

A comida tem uma relação muito grande com o bem-estar. A sensação de relaxamento que ela causa é uma das impressões mais relevantes sobre comer. Por isso, a hora da refeição deve ser feita longe de outras interferências. Esqueça o celular e a televisão, sente com uma postura correta e aproveite o sabor da comida.

Ainda, você pode usar esses momentos de se alimentar como uma maneira de juntar a família e fazer uma refeição juntos. Mas não esqueça: brigas e assuntos polêmicos estão proibidos! A hora de comer deve ser um momento agradável e prazeroso, e isso tem uma influência direta na saúde física e mental de qualquer indivíduo. Então, aproveite sua comida de maneira correta, seu corpo e mente agradecem!

Anterior

Roque Santeiro vai voltar ao ar! Veja mais sobre essa novela

Luan Santana e Juliette: entenda a história por trás do clipe Morena

Próximo